Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Músicos argentinos gravam tango para o papa Francisco

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em mais um capítulo da "papamania" desencadeada na Argentina depois que o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, 76, tornou-se o primeiro pontífice latino-americano, três meses atrás, músicos argentinos prestaram homenagem a ele com a gravação de "Um Tango para Francisco".

"Embora hoje te chames Francisco, és Jorge de Flores", escreveu o autor do tango, Enrique Bugatti, em alusão ao tradicional bairro do centro de Buenos Aires em que o papa nasceu e em que fica o estádio do seu time, o San Lorenzo de Almagro.

Atualmente, Flores transformou-se no ponto principal de um tour papal que é organizado na capital argentina.

Bugatti, que compôs o tango em março, pouco depois da nomeação de Bergoglio como pontífice, morreu na última semana sem ter escutado a gravação da sua letra, que foi musicada por Edmundo Rivero e registrada pela orquestra de José Colángelo, de acordo com o jornal "Clarín".

Além de mencionar suas origens, o tango lembra a paixão do novo bispo de Roma pelo ritmo, especialmente em sua juventude, quando costumava dançar ao som de tradicionais tangueiros como Carlos Gardel, Astor Piazzolla, Ada Falcón, Julio Sosa e Amelita Baltar, seus favoritos.

Além do tango e do percurso turístico por Flores, os portenhos já homenagearam o primeiro papa argentino com uma exposição, várias biografias, imagens impressas e vários objetos com seu nome.

VISITA DE MADURO

Ontem, o porta-voz da Santa Sé confirmou que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, será recebido em audiência pelo papa Francisco na próxima segunda-feira.

É a primeira vez que o venezuelano, eleito em abril, irá ao Vaticano como presidente. Quando Francisco foi eleito, Maduro disse ver influência de seu antecessor, Hugo Chávez (1954-2013), na escolha de um papa latino-americano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página