Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Reino Unido espionou aliados do G20 em 2009, diz 'Guardian'

Esquema foi revelado pelo delator de monitoramento dos EUA

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Reino Unido espionou governos aliados durante a cúpula do G20 em 2009, em Londres, segundo reportagem publicada na edição de hoje do jornal "Guardian".

O texto mostra como a agência de inteligência britânica GCHQ (sede de comunicações do governo, em inglês) monitorou computadores e interceptou telefonemas de membros das delegações que participaram do encontro.

"Alguns integrantes foram induzidos a usar a internet de cafés que tinham sido adaptados pelas agências de inteligência britânicas para ter acesso aos seus emails", diz a reportagem.

A denúncia foi publicada no dia que tem início o encontro do G8 na Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido. Todos os países presentes no encontro de hoje estavam na reunião do G20 em 2009.

As provas estão em documentos secretos divulgados pelo ex-técnico da CIA (inteligência americana) Edward Snowden, que também denunciou, nos últimos dias, um programa de monitoramento dos EUA a usuários de internet em todo o mundo.

Entre os alvos da espionagem estavam o ministro de Finanças turco e autoridades da África do Sul.Os documentos mostram ainda que o governo americano teria tentado interceptar ligações do então presidente russo, Dmitri Medvedev, na mesma ocasião.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página