Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Oriente Médio

Primeiro-ministro de palestinos renuncia após 2 semanas no cargo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O primeiro-ministro palestino, Rami Hamdallah, recém-nomeado para o cargo, apresentou sua renúncia ontem a Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina. Ele confirmou que sairá do cargo em mensagem no microblog Twitter. Hamdallah havia assumido a posição de premiê em 2 de junho, alinhado às políticas de Abbas. Salam Fayyad, que deixava o cargo, era visto como demasiado oposto ao presidente.

Fayyad renunciou em abril após seis anos no cargo. Diante da crise econômica, intensificada pelo bloqueio do repasse de impostos aos territórios palestinos, ele enfrentou descontentamento popular.

A renúncia de Hamdallah teria se dado após disputas em relação aos limites de sua jurisdição. O jornal israelense "Yedioth Ahronoth" apontava discordância com dois de seus vices, Mahmad Mustafa e Ziad Abu Omro. Seu gabinete era formado, em sua maioria, por membros do partido governista Fatah, desafeto do rival Hamas. Ambos os partidos estiveram envolvidos em um curto conflito, em 2007, e hoje comandam territórios distintos --o Fatah está na Cisjordânia, e o Hamas, na faixa de Gaza.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página