Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ataque do Taleban a turistas causa dez mortes no Paquistão

Primeiro-ministro condena atentado a estrangeiros, feito em retaliação a operações dos EUA com drones

Região em que vítimas estavam, no extremo norte do país, é famosa por atrair interessados na prática de escalada

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pelo menos dez pessoas, nove delas turistas estrangeiros, morreram na madrugada de sábado para domingo em um ataque de homens armados contra um hotel no norte do Paquistão.

Esse é o pior atentado dos últimos dez anos contra turistas internacionais no país.

O Taleban local assumiu a autoria do ataque, promovido como retaliação a operações dos EUA com drones.

As vítimas estrangeiras eram da China, Ucrânia e Rússia, informou Ali Sher, inspetor geral da região de Gilgit, no extremo norte do Paquistão, a meios de imprensa locais. Haveria ainda um americano. O único paquistanês morto era o guia.

A morte de chineses causa preocupação política para as autoridades do Paquistão. A China tem parceria estratégica com o país e a relação bilateral é importante para equilibrar a influência norte-americana na região.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou o atentado em um comunicado e afirmou que "esse tipo de ato cruel e desumano não será tolerado" e que "serão feitos os esforços necessários para tornar o Paquistão um lugar seguro para turistas".

CAXEMIRA

A província de Gilgit-Baltistan, onde ocorreu o ataque, pertence ao território histórico da Caxemira, região que a Índia e o Paquistão disputam desde sua independência do Império Britânico, em 1947.

A região acolhe a maior quantidade dos poucos turistas estrangeiros que visitam o país asiático, principalmente os que gostam de escalada --a montanha Nanga Parbat é uma das poucas no mundo com mais de 8.000 metros de altura.

O ataque aconteceu por volta de 1h (horário local) na área de Fairy Meadow, um conhecido enclave turístico com florestas e prados a mais de 3.000 metros de altitude.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página