Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Museu investiga mistério de estátua que se move 'sozinha'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma estátua egípcia deixou a equipe do Museu de Manchester (Reino Unido) intrigada após começar a se mexer lentamente dentro da caixa de vidro onde fica exposta.

A peça data de 1800 a.C. e foi doada ao museu por um colecionador particular em 1933. A estátua, que tem pouco mais de 25 cm de altura, representa um homem chamado Neb-Senu e é, segundo os estudiosos, uma oferenda ao deus egípcio Osíris.

Os primeiros movimentos foram percebidos em fevereiro. Desde então, a equipe do museu instalou uma câmera para monitorar o local onde a estátua fica exposta.

Campbell Price, responsável pela seção no museu onde fica a estátua, disse ao jornal britânico "The Sun" que estranhou a "movimentação" da estátua: "Ela está dentro da caixa de vidro, e eu sou o único que tem a chave".

A reação inicial de Price foi tentar descobrir quem poderia ter mexido na escultura. "Mas, na segunda vez que olhei, ela já havia se movimentado novamente", disse.

Segundo o museólogo, os egípcios acreditavam que as estátuas podiam abrigar o espírito das pessoas que representavam, mas não que elas pudessem se mover sozinhas.

De acordo com a curadora Annie Garnett, várias teorias têm sido propostas para explicar o movimento circular da escultura --entre elas, a vibração causada pelo tráfego no entorno do museu e as pisadas dos visitantes.

O físico Brian Cox arrisca outra explicação: o movimento pode se dever ao atrito entre a pedra da qual a escultura é feita e o tipo de local onde ela está acomodada.

Veja o vídeo
folha.com/no1301108


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página