Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Senador quer apoio da Unasul contra boliviano

DE SÃO PAULO

O senador boliviano Roger Pinto, que está asilado há mais de um ano na embaixada do Brasil em La Paz, enviou uma carta aos líderes da Unasul reunidos anteontem para pedir uma "resolução" do grupo que garanta sua vinda ao Brasil em segurança.

"A viagem do presidente Morales foi bloqueada por 13 horas em Viena por governos europeus, e é justo o protesto. No entanto, em relação à minha injusta detenção por mais de 13 meses, vocês não se pronunciaram", disse Pinto.

Ele afirma estar "sequestrado" por 13 meses pelo governo Evo Morales --referência ao termo usado pela Bolívia para o bloqueio ao presidente.

A filha de Pinto, Denise, foi a responsável por levar a correspondência endereçada a Ollanta Humala, mandatário do Peru e que hoje ocupa a presidência da Unasul. Ela entregou a carta ao presidente uruguaio, José Mujica, em Cochabamba, na Bolívia.

La Paz se recusa a dar o salvo-conduto para que o senador deixe o país. Sua defesa no Brasil protocolou habeas corpus extraterritorial no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo que a Corte obrigue o Ministério das Relações Exteriores a resolver a questão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página