Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nobel da Paz diz que família não deve manchar nome de Mandela

Desmond Tutu critica disputas; amigos negam 'estado vegetativo'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Nobel da Paz sul-africano Desmond Tutu, 81, ícone da luta antiapartheid e amigo de Nelson Mandela, pediu ontem que a família dele pare de "manchar" seu nome.

Ele se refere às disputas dos descendentes de Mandela, 94, que vêm à tona desde que o ex-presidente foi internado há quatro semanas por a uma infecção pulmonar.

A família trava disputa na imprensa e nos tribunais em torno do local que receberá o corpo dele --provável futuro ponto turístico-- e de quem liderará o clã após sua morte.

Na quarta, a Justiça decidiu que os corpos de três filhos de Mandela devem ser retornados a um jazigo em Qunu, onde ele passou parte da infância. Os caixões estavam na casa de Mandla, neto mais velho de Mandela, em Mvezo, onde o líder nasceu.

O governo sul-africano diz que o estado de Mandela é "crítico, porém estável". Denis Goldberg, 80, amigo do líder, disse ontem que os médicos descartam desligar os aparelhos. Uma fonte ouvida pela CNN disse que Mandela faz hemodiálise e abre os olhos quando falam com ele.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página