Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ONU inspecionará navio norte-coreano

Pedido foi feito pelo governo do Panamá, que deteve embarcação vinda de Cuba que escondia armas sob açúcar

Americanos também revisarão a carga, que Havana afirma serem armamentos da era soviética"obsoletos"

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A ONU e os EUA vão inspecionar, a pedido do Panamá, o navio da Coreia do Norte apreendido no país da América Central, para avaliar se as armas a bordo representam violação de resoluções internacionais vigentes contra Pyongyang.

O chanceler panamenho, Fernando Núñez, entregou nota a Sylvie Lucas, embaixadora de Luxemburgo que exerce a presidência rotativa do Conselho de Segurança, exortando que a visita dos técnicos da ONU ocorra "o mais cedo possível".

Já os americanos se disseram dispostos a colaborar com o Panamá. "Recebemos a petição de assistência e estamos dispostos a cooperar da melhor forma possível", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf.

O navio norte-coreano, vindo de Cuba, foi apreendido carregando contêineres com açúcar mascavo e 240 toneladas de armamentos, incluindo partes de mísseis.

Havana diz que as armas são suas --duas baterias de mísseis antiaéreos Volga e Pechora, nove mísseis em partes, dois aviões Mig-21 Bis e 15 turbinas desse tipo de aparelho-- e "obsoletas". Provenientes da era soviética, o governo comunista diz que seriam devolvidas à ilha após reparos no país asiático.

Os EUA disseram que pedirão "mais informações" sobre as armas a Cuba, mas evitaram amplificar o incidente ao manter as conversas migratórias com Havana previstas para ontem.

Em suas primeiras declarações sobre o caso, o governo da Coreia do Norte repetiu ontem a versão cubana e disse que o contrato com Cuba é "legítimo". Pyongyang exigiu a libertação dos 35 tripulantes do navio, detidos em território panamenho.

"As autoridades do Panamá deveriam deixar [o navio] partir o quanto antes", disse o governo norte-coreano.

O Panamá anunciou ontem ter concedido vistos para que diplomatas da Coreia do Norte venham ao país acompanhar a inspeção do navio, apreendido no Canal do Panamá na semana passada.

O Conselho de Segurança da ONU impôs sanções à Coreia do Norte com a intenção de pressionar o país a deter seu programa nuclear.

O embargo abrange todas as exportações e a maioria das importações de armamento, com exceção de pequenas armas. Resolução de 2006 exortou os países a inspecionar cargas destinadas aos norte-coreanos ou provenientes do país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página