Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilustrada em cima da hora

Morre aos 74 músico J.J. Cale, autor de 'Cocaine', clássica na voz de Clapton

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O músico e cantor J.J. Cale morreu anteontem, aos 74, em um hospital da Califórnia, nos Estados Unidos, vítima de infarto, segundo seu site.

Vencedor de vários prêmios Grammy e expoente do rock, ele foi compositor de faixas como "Cocaine" e "After Midnight", que projetaram o guitarrista Eric Clapton, seu amigo e admirador.

Suas músicas também foram gravadas, com muito sucesso, por bandas como Santana e Lynyrd Skynyrd, que registrou "Call me The Breeze" e "(I Got The) Same Old Blues", e também por cantores como Tom Petty, Captain Beefheart e Maria Muldaur.

John Weldon Cale nasceu em Tulsa, no Estado norte-americano de Oklahoma, em 1938, e em sua longa carreira gravou 14 discos de estúdio e colaborou com Eric Clapton no álbum "The Road to Escondido", de 2006.

Seu último trabalho foi uma parceria com Clapton na faixa "Angel", do último álbum do guitarrista, "Old Sock", também naquele ano. Clapton gravou ainda canções da lavra de Cale como "Travelin' Light" e "I'll Make Love to You Anytime".

Cale, de voz suave, chegou a gravar algumas de suas próprias composições, sendo a mais famosa delas "Crazy Mama", de seu primeiro disco, "Naturally", lançado em 1971 e considerado ainda um dos grandes álbuns de blues das últimas décadas.

Cale ficou conhecido como um dos baluartes do estilo chamado Tulsa sound, que mistura influências de blues, country e jazz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página