Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Embaixador dos EUA no Brasil elogiou espionagem em cúpula

Documento revela monitoramento a países da região em 2009

DE SÃO PAULO

O vazamento de mais um documento secreto dos EUA indica que Thomas Shannon Jr., atual embaixador do país no Brasil, conhece o esquema de espionagem internacional da NSA (Agência de Segurança Nacional) há pelo menos quatro anos.

De acordo com reportagem da revista "Época", Shannon agradeceu à agência por ter municiado o governo americano com informações confidenciais sobre os países participantes da Cúpula das Américas em 2009.

Em carta escrita em maio daquele ano, Shannon parabeniza o diretor da NSA, Keith Alexander, por fornecer mais de cem relatórios com informações sigilosas sobre a cúpula realizada em abril em Trinidad e Tobago.

Sete meses depois, Shannon --então número 2 da Chancelaria -- se tornaria embaixador no Brasil.

No documento, ele afirma que a NSA garantiu "compreensão profunda dos planos e intenções dos outros participantes da cúpula".

A carta não deixa claro, porém, se o monitoramento incluiu e-mails e chamadas de delegações sul-americanas. A revelação é mais um capítulo no escândalo envolvendo a espionagem americana, no qual o Brasil aparece como alvo prioritário. Após o vazamento, Shannon se reuniu com ministros em Brasília e anunciou a criação de comissão para apurar as acusações. Dessa vez, a Embaixada dos EUA não se pronunciou.

Shannon deve ficar no cargo por mais dois meses. Liliana Ayalde o substituirá.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página