Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Finanças

Em decreto, governo sírio proíbe uso de moeda estrangeira no país

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O presidente sírio, Bashar al-Assad, assinou e divulgou ontem um decreto que proíbe o uso de qualquer moeda estrangeira nas transações comerciais dentro do país.

"A libra síria é a única moeda" permitida na vida diária e nos negócios dos cidadãos sírios, e "fica proibido realizar pagamentos, reembolsos, transações ou operações comerciais em moedas estrangeiras ou metais preciosos" diz o decreto publicado pela agência oficial do governo, Sana.

Os infratores poderão ser condenados a penas de prisão de seis meses a três anos ou a entre três e dez anos de trabalhos forçados, de acordo com o valor envolvido na infração.

A utilização da moeda estrangeira só será permitida mediante autorização do governo de Damasco.

A economia síria vive um processo de dolarização crescente por causa da queda do valor da moeda local.

Há dois anos o país enfrenta um conflito entre as forças do governo e rebeldes civis que, de acordo com a ONU, já matou pelo menos 100 mil pessoas. A economia não passou imune aos efeitos da guerra.

Desde o início dos embates entre o exército e os rebeldes, a libra síria (SYP) perdeu aproximadamente 75% de seu valor em relação ao dólar, o que afetou o uso da moeda local.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página