Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Senado dos EUA pressiona Obama por punições ao Irã

DE TEERÃ

Na contramão dos acenos apaziguadores generalizados acerca do novo presidente iraniano, Hasan Rowhani, a maioria dos senadores americanos cobrou ontem de Barack Obama que imponha novas sanções e reitere a ameaça militar contra Teerã.

"Senhor presidente, pedimos que o senhor renove o sentido de urgência do processo", disseram 76 dos 100 membros do Senado em carta enviada à Casa Branca.

Tanto rivais republicanos quanto aliados democratas assinaram o documento.

A carta surge um dia após a Casa Branca aceitar dialogar com Rowhani, desde que ele cumpra com "obrigações internacionais."

EUA e aliados acusam o Irã de fabricar secretamente um arsenal nuclear, o que o país persa rejeita.

Um dia após propor ao Parlamento uma equipe ministerial dominada por tecnocratas e pragmáticos, Rowhani escolheu como primeiro vice-presidente o reformista Eshaq Jahangiri, num aceno aos reformistas pró-Rowhani.

AHMADINEJAD

O ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad integrará um dos principais órgãos consultivos do país, anunciou ontem o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei.

"Considerando sua ampla experiência adquirida durante oito anos de dignos esforços, nomeio o senhor membro do Conselho de Discernimento", disse o líder.

O conselho reúne 38 personalidades encarregadas de assessorar Khamenei e arbitrar desacordos entre o Legislativo e o Conselho de Guardiães da Revolução, órgão que avalia a conformidade das leis aos ideais revolucionários de 1979. (SA)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página