Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA tinham lista de alvos prioritários para espionagem

Segundo revista alemã, China e Rússia estavam no topo da relação da NSA; agência classificava interesse de 1 a 5

Reportagem da 'Der Spiegel' diz se basear em papéis fornecidos pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden

DE SÃO PAULO

China, Rússia, Irã, Paquistão, Coreia do Norte e Afeganistão estão no topo da lista de alvos da NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos), que mantinha uma listagem de países com escala de prioridade para vigilância. A agência norte-americana estabeleceu uma escala de 1 ("mais alto interesse") a 5 ("mais baixo interesse") para países e temas de cada nação.

A informação será publicada hoje em uma reportagem da revista alemã "Der Spiegel". A publicação diz ter obtido os dados no arquivo de Edward Snowden, o ex-técnico da CIA que revelou os programas de monitoramento dos EUA no mundo. Snowden está asilado na Rússia.

Nessa lista secreta, de abril deste ano, "a Alemanha está no meio, mais ou menos empatada com Japão e França, mas à frente de Itália e Espanha", diz a revista.

Para a Alemanha, a prioridade da NSA é para os temas de política externa, situação econômica e perigos para o setor financeiro, tidos como nível 3. Exportação de armas, novas tecnologias e comércio internacional estão com 4 na escala da NSA.

Camboja, Laos, Vaticano, Finlândia, Croácia, Dinamarca e República Tcheca são considerados "irrelevantes" do ponto de vista do serviço de inteligência americano.

O Brasil não é citado no trecho divulgado antecipadamente pela reportagem.

UNIÃO EUROPEIA

O documento secreto afirma que a União Europeia também é alvo da vigilância da NSA. Os principais objetivos de espionagem cibernética americana são comunicações envolvendo política externa, comércio internacional e estabilidade econômica da UE, que aparece com nível 3 na escala de interesse.

Segundo a revista, a lista confirma informações indicando que a NSA espionou delegações da UE e da ONU em Washington e Nova York.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página