Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Reino Unido pede por fiscalização europeia no acesso a Gibraltar

Premiê diz que restrições impostas pela Espanha ferem o 'ir e vir' dos europeus

DA EFE

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, cobrou ontem da Comissão Europeia (CE) o envio "urgente" de observadores à fronteira entre Espanha e Gibraltar, que é território britânico.

Em conversa telefônica, ele reafirmou ao presidente da CE, José Manuel Durão Barroso, a sua "séria preocupação pelos controles fronteiriços introduzidos pelos espanhóis, que têm motivos políticos", informou um porta-voz de Downing Street.

Para Londres, os controles são "desproporcionais" e "contrários ao direito da União Europeia de liberdade de movimento" dos cidadãos.

Cameron cobrou de Barroso "o envio urgente de uma equipe de monitoramento à fronteira entre Gibraltar e Espanha para reunir provas sobre os controles que se estão realizados na região".

Depois de quatro finais de semana em que houve filas de automóveis para entrar no estreito, o Reino Unido ressaltou que preferiria "resolver este problema através do diálogo político", apesar desta semana ter advertido que avalia "ações legais sem precedentes contra a Espanha".

"Tanto o primeiro-ministro como o ministro das Relações Exteriores [britânico, William Hague,] chamaram seus colegas espanhóis para tentar encontrar uma forma de resolver o problema", assegurou o porta-voz do primeiro-ministro britânico.

Cameron, também disse, na última segunda-feira (12), que pretende acionar a Justiça internacional contra a Espanha pelo aumento da rigidez nas vistorias na fronteira com Gibraltar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página