Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vazamento em Fukushima é 'incidente grave', relata Japão

300 toneladas de água radioativa escaparam da usina

DA AFP

Autoridades do Japão qualificaram ontem como "nível 3" --"incidente grave" na escala internacional de eventos nucleares-- o vazamento de 300 toneladas de água radioativa da central de Fukushima nos últimos dias.

A classificação, na escala que vai de 0 a 7, corresponde ao "vazamento de grande volume de material radioativo no interior da instalação".

O acidente de Fukushima, em 11 de março de 2011, foi provocado por um tsunami. O vazamento atingiu nível 7 --"efeitos consideráveis para a saúde e o meio ambiente".

Cerca de 300 toneladas de água radioativa vazaram de um tanque da usina nuclear e, segundo a operadora do complexo, a Tokyo Electric Power Company (Tepco), há poças com níveis extremamente elevados de radiação.

"Significa que, em uma hora, você se expõe ao nível de radiação permitido a um trabalhador de uma usina em cinco anos", relatou a Tepco.

Desde o tsunami, que afetou os sistemas de refrigeração do reator e causou colapsos, já houve quatro vazamentos de tanques. Segundo informação da operadora da usina, o vazamento recente é o pior em termos de volume.

A empresa admite que a água tóxica pode contaminar águas subterrâneas e chegar ao oceano Pacífico "a longo prazo", mas informou que já está trabalhando para que isso não aconteça.

"Estamos transferindo a água contaminada de um tanque com vazamento para tanques intactos e recuperando a água que vazou e o solo em torno dela. Também estamos reforçando as barragens existentes", disse seu porta-voz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página