Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA espionaram também celulares, segundo revista

DE SÃO PAULO

Também smartphones foram alvo da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), revelou ontem a revista alemã "Der Spiegel" em matéria coproduzida por Laura Poitras, jornalista que teve acesso a documentos secretos vazados pelo ex-técnico Edward Snowden.

Segundo a publicação, a NSA organizou forças-tarefas que destrincharam os sistemas operacionais iOS (da Apple), Android (Google) e Blackberry, tirando vantagem da despreocupação dos usuários em confiar, em um único dispositivo, dezenas de informações pessoais, como contatos, geolocalização e interesses.

Nos documentos obtidos, a NSA afirma que a espionagem de smartphones pode ser feita a partir do computador com o qual o aparelho está sincronizado, explorando arquivos de backup.

No entanto, segundo a "Der Spiegel", não há indícios de que tenha ocorrido espionagem de larga escala sobre usuários de smartphones.

Ainda assim, diz a revista, "os documentos não deixam dúvida de que, caso o serviço de inteligência defina um smartphone como alvo, será encontrada uma forma de ter acesso às suas informações".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página