Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tribunal condena ex-dirigente político chinês por corrupção

Bo Xilai, 64, foi considerado culpado; pena é de prisão perpétua

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Tribunal Intermediário de Jinan, no leste da China, condenou o ex-dirigente político Bo Xilai, 64, por crimes de corrupção, recebimento de suborno e abuso de poder.

A sentença começou a ser divulgada às 10h locais (23h de Brasília, ontem), e já espera-se que Bo recorra da decisão. As informações da corte eram transmitidas em tempo real por um perfil na rede social Weibo, o Twitter chinês.

O ex-líder não terá direitos políticos e recebeu pena de prisão perpétua --condenação mais rigorosa que o previsto.

Durante o julgamento, realizado no mês de agosto, o ex-líder político rejeitou de forma sistemática todas as acusações feitas pelos promotores chineses.

Até fevereiro do ano passado, Bo era um dos políticos mais populares do país, chefe do partido na megacidade de Chongqing e considerado um forte candidato rumo ao topo da hierarquia comunista chinesa.

A ascensão foi interrompida quando o ex-chefe de polícia da cidade se refugiou em um consulado dos EUA com provas de que a mulher de Bo, Gu Kailai, assassinara um empresário britânico.

Com isso, Bo foi deposto, expulso do partido e detido em condições desconhecidas por mais de um ano até ser formalmente indiciado, no mês passado, por abuso de poder, corrupção e recebimento de suborno.

Esperava-se um julgamento de cartas marcadas, em que o ex-líder político assumisse a responsabilidade pelos crimes em troca de pena mais branda. O que se viu, porém, foi um tom desafiador de Bo durante suas intervenções na corte.

Sua mulher, Gu, já havia sido condenada em agosto do ano passado pela morte do empresário britânico com a pena de morte --que na prática foi comutada por uma prisão perpétua.

A legislação chinesa prevê pena mínima de dez anos para esse tipo de crime, que pode chegar à pena de morte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página