Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

'Viva como Merkel', diz site que aluga ex-imóvel da chanceler

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

"Viva como Angela Merkel (antigamente)", diz anúncio no site de aluguel de imóveis Airbnb, que oferece por € 55 (R$ 122,65) por noite um simpático apartamento em Berlim Oriental onde a chanceler alemã morou até 1989.

"Agora todo mundo pode alugar o apartamento de estudante da jovem Angela Merkel", publicou anteontem o jornal alemão "Bild", que dedicou uma página inteira à história do imóvel.

O apartamento de 55 metros quadrados e dois quartos fica em Prenzlauer Berg, região charmosas da antiga Berlim Oriental, local escolhido agora por famílias jovens e solteiros adinheirados.

Merkel começou a morar lá em 1986, então com 32 anos. Formada em física, ela fazia PhD e havia se divorciado do primeiro marido. Recebia visitas do professor de química Joachim Sauer, com quem se casaria em 1998.

"Era muito simpática e sempre disposta a ajudar", recordam seus então vizinhos, Peter e Claudia Winter, no "Bild". "Nunca imaginei que seria chanceler", seguiu Peter, dias após Merkel ser reeleita pela terceira vez.

O ex-apartamento de Merkel fica a apenas poucos metros do que foi uma importante passagem entre a metade oriental de Berlim, comandada pelos comunistas, e a ocidental. Apesar disso, é anedota conhecida que a atual chanceler não foi a primeira a saber da queda do muro que dividia a cidade, em 1989.

Naquela noite, ela seguiu a rotina e foi à sauna. Depois, tomou cervejas com um amigo. Só quando deixou o bar viu a multidão nas ruas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página