Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

DVD com cenas de ataque terrorista a shopping vira febre no Quênia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um DVD pirata que traz um apanhado de imagens de televisão sobre o ataque terrorista ao centro comercial Westgate, em Nairóbi (Quênia), se tornou um grande êxito de vendas nas ruas da capital queniana, segundo informaram ontem veículos da imprensa local.

Os vendedores ambulantes do distrito financeiro de Nairóbi asseguraram ter vendido centenas de cópias. O DVD, intitulado "Ataque Terrorista a Westgate", começou a ser comercializado ontem.

Um vendedor anônimo, citado pelo jornal local "Daily Nation", explicou que o vídeo está sendo vendido "como um pastel recém tirado do forno". Cada cópia custa 100 xelins (cerca de R$ 2,50).

Segundo o comerciante, pessoas de todas as camadas sociais demonstraram interesse no DVD, que dura 97 minutos e cuja narração é feita em suaíle, principal idioma falado no país do leste africano.

As imagens foram retiradas de telejornais locais.

Há várias cenas dos militares quenianos no centro comercial e entrevistas com inúmeras autoridades do governo do Quênia.

No entanto, o "Daily Nation" indicou que "vários cidadãos do país reagiram com repulsa em relação à ideia de obter lucro com um evento trágico".

A queniana Faith Osiemo considerou a compilação "muito ofensiva".

Ela acrescentou que os produtores não averiguaram nem denunciaram nada, já que "queriam apenas tirar proveito econômico da situação".

Por outro lado, outras pessoas entrevistadas mostraram curiosidade pelo DVD e disseram que, se tivessem oportunidade, comprariam uma cópia.

No dia 21 de setembro passado, um número ainda indeterminado de fundamentalistas do grupo islâmico Al Shabaab, da Somália, invadiu o centro comercial Westgate, situado no centro da capital queniana.

O ataque causou ao menos 67 mortes durante os mais de três dias do ataque. Cinco integrantes do grupo terrorista também foram mortos durante confrontos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página