Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pânico em festival religioso mata mais de cem na Índia

Outras cem pessoas foram pisoteadas e internadas; pandemônio aconteceu em ponte que leva a templo

Acidente no mesmo vilarejo, no interior do país, matou 50 em 2006; governo abriu investigação judicial

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Mais de cem pessoas, 30 delas crianças, morreram pisoteadas na manhã de ontem, durante um episódio de pânico coletivo entre peregrinos que cruzavam uma ponte para chegar a um templo no interior da Índia.

Os fieis hindus celebravam o festival religioso de Navaratra em um pequeno vilarejo de Madhya Pradesh, Estado no centro do país. Outras cem pessoas foram internadas em hospitais da região.

"O caos começou com o rumor de que a ponte estaria caindo sobre o rio Sindh", disse DK Arya, inspetor da polícia do Estado à agência francesa AFP. O número de mortos foi divulgado pelo poder público local. Na fuga da estrutura que pensavam que ruía, criou-se pandemônio e pessoas foram pisoteadas.

Policiais tentaram acalmar a multidão com cassetetes, segundo o inspetor, mas alguns integrantes da turba revidaram jogando pedras neles. Um policial ficou gravemente ferido.

Não é certo quantas pessoas havia na ponte no momento do incidente. A imprensa local afirma que 500 mil pessoas foram ao vilarejo, considerado sagrado, para o dia de celebração, que fechava o festival Navaratra. No período de dez dias, celebra-se Durga, divindade em forma de mulher que é conhecida como "a grande mãe".

O governo ordenou investigação judicial sobre o incidente. Sonia Gandhi, líder do partido que chefia o governo, expressou em nota "choque e profunda angústia com o acontecimento trágico".

Em 2006, 50 peregrinos morreram afogados ao cair da mesma ponte em outro episódio de pânico coletivo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página