Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Documentos de Snowden

EUA espionaram ex-presidente do México, afirma revista alemã

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Os e-mails do ex-presidente mexicano Felipe Calderón foram espionados pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), de acordo com a revista alemã "Der Spiegel".

Segundo reportagem publicada ontem, o endereço eletrônico de Calderón --assim como o de membros do seu gabinete-- foi vigiado em 2010, época em que ainda ocupava a Presidência do México.

A "Der Spiegel" afirma que as informações interceptadas pela agência norte-americana continham comunicações "diplomáticas, econômicas e de liderança". Tais dados deram aos EUA um panorama do sistema político do México e da estabilidade do país.

Os detalhes da operação aparecem em documento vazado por Edward Snowden. O técnico em informática e ex-prestador de serviços da NSA encontra-se asilado na Rússia.

Essa nova descoberta de espionagem volta a estremecer a relação entre os governos dos EUA e do México, que já havia sido abalada no início de setembro, quando uma reportagem do "Fantástico", da Rede Globo, denunciou que a NSA monitorou o então candidato a presidente Enrique Peña Nieto em 2012.

A mesma reportagem mostrou o monitoramento da presidente Dilma Rousseff e de seus assessores. Por isso, Dilma cancelou visita de Estado que faria a Washington neste mês.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página