Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

DNA revela que criança loira 'Maria' é filha de cigana búlgara

Conclusão confirma versão de casal de ciganos gregos, com quem ela havia sido encontrada

Casal havia sido preso na semana passada e foi acusado de sequestro; caso levantou acusação de discriminação

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Ministério do Interior da Bulgária informou ontem que a garota "Maria", 4, encontrada com um casal de ciganos na Grécia, é filha de Sasha Ruseva, uma cigana de origem búlgara.

A afirmação corrobora, assim, a versão de Christos Salis, 39, e Eleftheria Dimopoulou, 41, ciganos gregos, com que a garota foi encontrada na semana passada.

Os dois foram acusados de sequestro pela polícia grega pelo fato de a garota ser loira e de olhos azuis, perfil diferente do deles.

O caso levantou acusações de preconceito contra os ciganos e jogou luz sobre sua marginalização no continente europeu.

O casal grego dizia desde o início que a menina fora entregue a eles pela mãe verdadeira, uma búlgara --o que Sasha agora confirma.

"Os testes de DNA demonstraram que Sasha Ruseva e Atanas Ruseva são os pais biológicos da menina", disse Svetlozar Lazarov, secretário-geral do ministério.

O destino da garota, que está sob cuidados da instituição grega O Sorriso da Criança, ainda não foi decidido, mas ela poderá ser colocada para adoção.

Sasha, 35, foi localizada num subúrbio de Nikolaevo, no centro da Bulgária, onde vivem aproximadamente 2.000 ciganos.

Acredita-se que ela tenha dado à luz em Lamia, na Grécia, cidade localizada a uma hora de distância do acampamento em que a garota foi encontrada.

Segundo a emissora de TV estatal búlgara BNT, a mulher tem entre oito e dez filhos, a metade deles loira e de pele clara. Sasha confirmou à agência de notícias Vsekiden que havia deixado uma filha na Grécia, mas não forneceu mais detalhes.

"Isto faz muito tempo", disse, insistindo que sua filha não foi vendida, mas dada ao casal grego.

AVÓ ALBINA

Sasha disse ao jornal búlgaro "Standart" que gostaria de recuperar a garota para criá-la junto com seus outros filhos.

Ela afirmou que havia combinado com o casal grego que voltaria para buscar a filha assim que conseguisse economizar algum dinheiro.

Isso nunca acabou acontecendo, no entanto.

A imprensa da Bulgária informou que os Ruseva vivem em condições miseráveis, numa casa sem calefação e com uma única cama, onde dormem os pais.

Os filhos do casal, no entanto, dormem no chão da casa simples onde vivem.

Um irmão de Atanas Ruseva disse que a pele clara e o cabelo loiro de "Maria" e de outros filhos do casal são herança de uma avó, já morta, que era albina e tinha os olhos azuis.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página