Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Snowden quer ajudar investigação alemã

LEANDRO COLON DE LONDRES

Pivô das recentes revelações sobre a espionagem americana, o ex-agente da NSA (Agência de Segurança Nacional) Edward Snowden afirmou, por escrito, que está disposto a cooperar com a comunidade internacional para desvendar as informações divulgadas pela imprensa até agora.

Em carta enviada às autoridades alemãs, Snowden, asilado na Rússia, afirmou que foi testemunha de "sistemáticas violações da lei" pelo governo americano.

E o ex-agente da inteligência americana continuou: "Espero poder cooperar na descoberta responsável sobre os fatos relatados na mídia".

Os dados dos arquivos de Snowden criaram uma crise internacional ao mostrar, entre outras coisas, que os EUA espionaram órgãos de governos aliados e lideranças mundiais, entre elas a presidente brasileira, Dilma Rousseff, e a chanceler alemã, Angela Merkel, que se uniram politicamente no episódio.

Snowden encontrou-se anteontem em Moscou com o deputado alemão Hans-Christian Ströbele. Segundo Ströbele, o ex-agente da NSA quer ir para a Alemanha colaborar com as autoridades, mas com garantias de que não será deportado para os EUA --onde ele é considerado um traidor.

Deputados brasileiros também já disseram que querem viajar à Rússia para entrevistar Snowden.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página