Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Queixas contra PC seriam razão de atentados

DE SÃO PAULO

Moradores de Taiyuan, capital da província de Shanxi, no nordeste da China, acreditam que queixas de habitantes contra o Partido Comunista podem estar por trás dos atentados de anteontem, informou o jornal japonês "The Asahi Shimbun".

Uma pessoa morreu e outras oito ficaram feridas em pelo menos sete explosões ocorridas perto do escritório do braço provincial do Partido Comunista chinês. Nesse tipo de agência, que existe em todo o país, cidadãos podem protestar contra práticas administrativas injustas.

O governo ainda especula quais teriam sido os motivos para o que já foi descrito como uma ação terrorista.

Um homem que mora a um quilômetro do local e ouviu as explosões disse ao diário japonês que "o incidente foi provavelmente causado por pessoas que tinham feito algum pedido ao governo, mas não obtiveram resposta satisfatória". "Muitas pessoas estão insatisfeitas com a disparidade de rendimentos na sociedade", disse.

Segundo a agência de notícias Xinhua, os explosivos eram de fabricação caseira.

Outra testemunha disse a um jornal de Hong Kong que a primeira bomba explodiu bem em frente ao escritório que recebe as petições contra o governo.

Moradores locais especulam que alguém ou um grupo de pessoas que apresentou uma queixa no escritório recorreu à violência após a sua petição ter sido ignorada repetidamente.

Uma das regiões líderes na produção de carvão na China, Shanxi está por trás do alto crescimento do país. Além de estatais, empresas privadas pequenas e médias têm negócios por lá.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página