Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Empresários são bode expiatório da crise, diz líder da federação das indústrias

FLÁVIA MARREIRO DE SÃO PAULO

Apontado por Nicolás Maduro como mentor da "guerra econômica" contra seu governo na Venezuela, o presidente da Fedecámaras, Jorge Roig, diz que o esquerdista está usando a entidade, a maior do setor industrial e comercial do país, como bode expiatório.

Leia trechos da entrevista de Roig, 57, à Folha.

Folha - Como vê as medidas de Maduro? Que acha dos tribunais contra usura anunciados?
Jorge Roig - Na verdade, o governo não tomou nenhuma medida econômica. O governo resolveu dizer que os empresários são os culpados pela elevada inflação que temos e lançou uma série de inspeções, que acontecem sem o devido processo. As empresas são tomadas, declaram que elas estavam especulando ou não, praticamente num tribunal de fato. A Fedecámaras não quer defender condutas contra a ética comercial, mas a especulação que pode está ocorrendo é consequência de um modelo econômico, e não a causa dos problemas. Estamos muitos preocupados não só pelos episódios de violência, mas porque essas medidas desataram uma caça às bruxas. Somos o bode expiatório. O governo não reconhece seus erros, põe a culpa na Fedecámaras. Rejeitamos essa campanha.

Maduro diz que o sr. está por trás da "guerra econômica". O que sr., que comanda uma entidade que participou da tentativa de golpe de 2002, diz?
Nós não somos soldados de nenhuma guerra econômica. Queremos políticas que nos permitam trabalhar. Nós reconhecemos os erros que alguns integrantes cometeram em 2002. Nós não somos instituição para exercer o poder político, mas para influenciá-lo. O que ocorreu em 2002 foi um lamentável erro e estamos ainda hoje pagando as consequências. Já demos claras demonstrações de que temos outra filosofia.

O governo promete fixar margem de lucro para tudo...
Isso é absolutamente impossível, controlar preços, custos. Isso demonstrou a história. Esse modelo fracassou em todo os países em que foi aplicado. Tenho viajado pela região e as pessoas de fato não podem acreditar no que está acontecendo. A Venezuela é motivo de chacota. Como podemos ter milhares de dólares de petróleo e 50% de inflação?


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página