Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Resgate dos mineiros do Chile é usado em campanha eleitoral

LÍGIA MESQUITA ENVIADA ESPECIAL A SANTIAGO

A cápsula Fênix, que há três anos emergiu do solo trazendo à superfície os 33 mineiros presos durante 69 dias em uma mina de Copiapó, no Chile, se transformou em material de campanha no país. Assim como a jaqueta vermelha utilizada pela equipe de resgate dos trabalhadores.

As peças que remetem ao episódio de repercussão internacional aparecem na campanha ao Senado de Laurence Golborne, do partido de direita UDI. Golborne era o ministro de Mineração do governo de Sebastián Piñera quando aconteceu o acidente e foi o responsável por coordenar o salvamento dos sobreviventes.

"Resgatemos a unidade", diz o slogan nos cartazes espalhados por Santiago com sua foto vestindo a jaqueta vermelha.

No fim de setembro, Golborne distribuiu um jornal chamado "O Fênix", em referência à cápsula de resgate. Nas oito páginas, há fotos de reportagens que saíram no mundo todo sobre o episódio.

Golborne deixou o ministério em novembro de 2012 para lançar sua pré-candidatura à Presidência. Até abril, era o nome mais forte da Aliança, a coalizão governista. Mas não contava que em seu caminho apareceriam dois escândalos que minaram a ambição presidencial.

O primeiro foi a decisão da Corte Suprema de condenar a rede varejista Cencosud por impor cláusulas abusivas aos consumidores em seu cartão de crédito. Golborne era gerente-geral da empresa quando a prática teve início.

Depois, o jornal "El Sur" revelou que, enquanto ainda estava no Ministério de Mineração, ele omitira de sua declaração de bens uma sociedade nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal.

MINEIROS

Apesar de os 33 mineiros terem se tornado celebridades após o resgate, nenhum deles decidiu concorrer ao Legislativo ou apoiou formalmente algum candidato.

Um dos poucos que se envolveram com política é o carismático Mario Sepúlveda, o "Super Mario", um dos líderes dos mineiros.

Ele foi fotografado ao lado da candidata governista à Presidência, Evelyn Matthei. Também deu uma entrevista ao jornalzinho promocional de Golborne elogiando o ex-ministro.

Os mineiros acusam o Estado e a Justiça chilena de abandono. A maioria está sem emprego e sofre com transtornos psicológicos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página