Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Líder oposicionista venezuelano diz ter sido alvo de ataque

Segundo Henrique Capriles, pessoas não identificadas tentaram incendiar ônibus com ele e sua comitiva dentro

Governador é chefe da campanha da oposição às eleições municipais; governo federal ocupa 5 filiais de rede de lojas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O principal líder da oposição na Venezuela, Henrique Capriles, acusou pessoas não identificadas de tentar pôr fogo no micro-ônibus no qual ele viajava com sua comitiva em Maracay, 100 km a oeste da capital do país, Caracas.

"Tentaram incendiar o ônibus que nos transportava em Maracay! Peço-lhes, mais que nunca, que votem no 8D", escreveu o oposicionista no Twitter, referindo-se à data das eleições municipais venezuelanas (8 de dezembro). No país, o voto é facultativo.

Governador do Estado de Miranda e candidato vencido por Nicolás Maduro, por estreita margem, no pleito presidencial de abril deste ano, Capriles é o chefe de campanha dos candidatos da MUD (Mesa da Unidade Democrática, a coalizão oposicionista) nas eleições municipais.

"Milhões de obrigados aos motoristas que resgataram o ônibus", prosseguiu o líder opositor em sua conta na rede social. "Vamos vencer os fascistas corruptos do governo com a força de milhões de venezuelanos cansados desse desastre", acrescentou ele.

Capriles não acusou diretamente o governo federal pelo ataque de ontem --mas, na semana passada, ele afirmou que Maduro tentava impedir seu apoio aos candidatos da MUD dificultando seus deslocamentos por via aérea.

No sábado, depois que o coordenador de viagens da campanha da MUD, Alejandro Silva, foi detido pela Inteligência Militar, o líder oposicionista desafiou Maduro a prendê-lo em vez de deter seus colaboradores. O governo alegou que Silva apenas foi chamado para "conceder entrevista" às autoridades.

INTERVENÇÃO

Ontem, resolução do governo da Venezuela oficializou a ocupação temporária de cinco filiais da rede de eletrodomésticos Daka, duas em Caracas e as outras nos Estados de Lara, Zulia e Carabobo.

Segundo a resolução, as cinco filiais da Daka serão administradas por um militar, o coronel Hermes Carreño.

Em 8 de novembro, Maduro havia ordenado a "ocupação" da rede, acusada de cobrar preços dez vezes mais altos do que os níveis considerados normais pelo governo. A medida resultou na detenção de gerentes e em saque a pelo menos uma das lojas.

Às vésperas da eleição do dia 8, o presidente já mandou prender "burgueses" e conseguiu aprovar a Lei Habilitante, que lhe permite governar por decreto por um ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página