Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ilustrada em cima da hora

Contos inéditos de J.D. Salinger vazam na internet

Autor americano tinha autorizado veiculação apenas daqui a cinco décadas

DE SÃO PAULO

Três contos nunca publicados do escritor americano J. D. Salinger (1919-2010) vazaram ontem na internet, após aparecerem em um leilão do site de compras eBay.

As histórias estavam coletadas em um livro chamado "Three Stories", colocado no site por um usuário e adquirido por outro, que pagou cerca de R$ 250. Um link para um arquivo digital do livro foi então disponibilizado no Reddit, um site de compartilhamento de conteúdo.

O biógrafo Kenneth Slawenski, autor de "Salinger: Uma Biografia" (LeYa) confirmou ao site Buzzfeed a autenticidade dos textos.

Um dos contos, "Ocean Full of Bowling Balls", é considerado um prelúdio do romance mais famoso de Salinger, "O Apanhador no Campo de Centeio".

A biblioteca da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, era a única a ter uma cópia da obra, disponível para leitura sob supervisão.

O próprio Salinger doou seu conto para a instituição, mas sua divulgação contraria a vontade do autor, para quem o texto não deveria ser publicado antes de 2060, quando se completassem 50 anos após sua morte.

Os outros dois contos, "Birthday Boy" e "Paula" estavam disponíveis apenas para pesquisadores na Universidade do Texas, também nos Estados Unidos. Com a aparição na rede, veículos como o "Los Angeles Times" definiram esses textos como "coisas de aprendiz".

A última publicação oficial de Salinger data de 1965, quando o texto "Hapworth 16, 1924" foi veiculado pela revista norte-americana "The New Yorker".

Segundo o documentário "Salinger", lançado em setembro nos Estados Unidos, cerca de cinco obras do escritor serão lançadas entre 2015 e 2020, a pedido dele.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página