Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Amsterdã atrai alcoólatras ao trabalho pagando em cerveja

DO "NEW YORK TIMES", EM AMSTERDÃ

Depois de mais de uma década de desemprego devido ao alcoolismo crônico, Fred Schiphorst, 60, por fim foi contratado, no ano passado. Seu dia de trabalho começa invariavelmente às 9h --com duas latas de cerveja. Ele recebe mais duas latas na hora do almoço e, no fim do dia, outra --duas, caso o trabalho tenha corrido muito bem.

Schiphorst é beneficiário de um programa incomum, bancado pelo governo holandês, que quer tirar alcoólatras das ruas pagando-lhes cerveja para recolherem lixo.

Além de cerveja --a marca varia--, cada funcionário recebe meio pacote de cigarro de rolo, almoço e € 10 (cerca de R$ 32) por dia.

O programa, iniciado no ano passado pela Rainbow Foundation, se tornou tão popular que conta com uma longa lista de espera de alcoólatras crônicos ávidos por fazer parte das equipes de limpeza movidas a cerveja.

Os membros conservadores do Legislativo municipal criticam o que chamam de "projeto cerveja", definindo-o como um desperdício de dinheiro do governo e uma expansão insensata de uma cultura de tolerância que já faz da cidade uma Meca para usuários de maconha e sede do mais conhecido bairro de prostituição da Europa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página