Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Discurso de Dilma é acompanhado com desinteresse

DO ENVIADO A JOHANNESBURGO

Em contraste com Barack Obama, antecessor imediato na ordem de oradores, a presidente Dilma Rousseff fez um discurso apagado e acompanhado com desinteresse.

Não totalmente por culpa dela. A acústica do Soccer City era ruim e o sistema de tradução simultânea para o inglês era muito baixo, tornando impossível a compreensão do que ela dizia pela maior parte do público.

Na rápida fala, de cerca de dez minutos, Dilma chamou Mandela de "personalidade maior do século 20", que "conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano na história contemporânea --o fim do apartheid".

Segundo Dilma, "este grande líder teve seus olhos postos no futuro de seu país, de seu povo e de toda a África. Inspirou a luta no Brasil e na América do Sul".

Ela viajou acompanhada dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney.

Dilma foi um dos seis chefes de Estado convidados a falar na cerimônia. Representantes de China e Índia, também membros dos Brics, tiveram igual deferência.

Além dos líderes políticos, havia diversas celebridades presentes no estádio, como o roqueiro Bono e a atriz Charlize Theron. (FZ)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página