Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Doente, 'ladrão do século' morre em asilo de Londres

Ronald Biggs aproveitou fama para, embora fugitivo, ganhar a vida no Rio

Britânico de 84 anos já não podia se comunicar bem, devido a uma série de derrames e ataques cardíacos e epiléticos

LEANDRO COLON DE LONDRES

Morreu ontem, aos 84 anos, o britânico Ronald Biggs, conhecido como o "ladrão do século" por sua participação no assalto em 1963 ao trem pagador que ia de Glasgow a Londres.

O criminoso do Reino Unido era um velho conhecido dos brasileiros. Passou cerca de 30 anos vivendo como foragido no país, onde levou uma vida com status de celebridade nas praias do Rio, exibindo um estilo fanfarrão e de "bon vivant".

Carpinteiro em Londres, Biggs soube usar a mídia e a fama --verdadeira-- de ladrão para ganhar a vida no Brasil. Gravou música com a banda Sex Pistols, filme com o ator José Wilker, foi sócio de casa noturna e recebeu até homenagem em samba-enredo na Sapucaí.

Para completar, seu filho, Mike, foi popstar infantil da Turma do Balão Mágico nos anos 1980.

"Tenho o triste dever de comunicar a todos a passagem de meu velho pai, Ronald Biggs", disse ontem, na internet. Por ser pai de Mike, nascido no Brasil, Biggs nunca foi extraditado pelo governo brasileiro, apesar da pressão das autoridades britânicas.

A saúde debilitada e a falta de dinheiro levaram Biggs a se entregar ao Reino Unido em 2001 --ele queria usar o sistema de saúde do país. A viagem foi feita em um avião particular fretado pelo tabloide britânico "The Sun". Biggs foi detido assim que chegou.

Em 2009, muito doente, foi libertado. Morreu em um asilo para idosos no norte de Londres depois de sofrer sete derrames, ataque cardíaco e ataques epiléticos. Já não conseguia se comunicar bem.

A repercussão de sua morte entre os britânicos teve um tom ambíguo. Apesar da lembrança do passado criminoso, também destacou-se a reação bem-humorada e a tranquilidade, às vezes em tom de deboche, com que tocava no assunto.

Biggs já admitiu arrependimentos, mas, no começo do ano, disse sentir orgulho de ter integrado o bando que roubou o trem pagador: "Eu tenho orgulho de ter sido um deles. Sou uma das poucas testemunhas, vivas ou mortas, do crime do século".

O assalto ocorreu em 8 de agosto de 1963, quando a quadrilha interceptou um trem que carregava dinheiro para os bancos de Londres.

Preso e condenado na época do roubo a 30 anos de prisão, Biggs ficou só 15 meses numa cadeia de segurança máxima. Fugiu, passou por Paris, Austrália, e em 1970 desembarcou nas praias do Rio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página