Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em mensagem de Natal, papa pede fim de guerras

Na bênção 'Urbi et Orbi', Francisco apelou ainda por acordo entre Israel e palestinos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em mensagem de Natal pronunciada ontem, o papa Francisco lembrou o sofrimento causado pelas "guerras que destroçam tantas vidas" e enumerou locais do mundo onde há conflitos.

Da sacada central da basílica de São Pedro, o pontífice concedeu a tradicional bênção "Urbi et Orbi" (à cidade e ao mundo, em latim) e frisou que "as crianças são as vítimas mais vulneráveis das guerras".

Diante de cerca de 70 mil pessoas, pediu o fim da violência na Síria e um acordo entre Israel e palestinos.

Ele afirmou que o confronto civil sírio, "fomentado por ódio e vingança", já causou "muitas mortes, além de sofrimento ao povo". "Espero que as partes envolvidas nesse conflito coloquem um fim a todo tipo de violência e garantam o acesso da população às ajudas humanitárias."

Lembrando da vigília de orações no Vaticano pelo fim da guerra na Síria, comentou que "já vimos o quanto as orações são potentes. (...) E estou feliz que hoje se unam a essa nossa oração pela paz na Síria diversos fiéis de outras religiões. Que jamais percamos a coragem de dizer: Senhor, dê a sua paz à Síria e ao mundo inteiro'".

Francisco relembrou os naufrágios de imigrantes ocorridos constantemente na região da ilha italiana de Lampedusa e pediu que "tragédias como as deste ano, com numerosas mortes, não aconteçam nunca mais". Em julho, Francisco visitou a ilha e lançou ao mar uma coroa de flores em homenagem às vítimas dos naufrágios.

"Senhor, dê esperança e conforto aos refugiados", pediu o papa em sua mensagem de Natal de ontem.

O pontífice também pediu paz na República Centro-Africana, no Sudão do Sul e na Nigéria, países que passam por conflitos internos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página