Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Frio recorde nos EUA mata pelo menos 16

Nova York tem mínima de -15,5ºC, menor temperatura da cidade no dia 7 de janeiro em 118 anos; Washington marca -21°C

Temperaturas voltam a subir na quinta; onda de frio motiva debate entre os que negam mudança climática

RAUL JUSTE LORES DE WASHINGTON

A prometida frente polar esperada na madrugada de segunda para terça bateu recordes negativos no nordeste dos EUA e deixou pelo 16 mortos, segundo a CNN.

Segundo o "New York Times", Nova York teve a temperatura mais baixa num dia 7 de janeiro em 118 anos, de -15,5ºC, ultrapassando o recorde de 1896, de -14,4ºC. Em Washington, a terça amanheceu com -21ºC, temperatura que permaneceu até às 10h.

Apesar disso, boa parte das regiões afetadas pelo vórtice polar --onda parecida com um tornado, com ventos de até 70 km/h-- enfrentou um dia sem neve.

Poucos voos foram cancelados ontem, mas diversos atrasos foram registrados nos maiores aeroportos do país. No JFK, de Nova York, 40% dos voos atrasaram.

Escolas permaneceram abertas em Nova York e Washington, mas várias delas abriram mais tarde --em vez de 8h, às 10h, quando a sensação térmica finalmente subiu de -21ºC para -18ºC.

Na capital americana, em calçadas vazias, sorveterias e cafés colocaram placas na porta com "aqui se serve chocolate quente" e bicicletários permaneceram cheios.

À tarde, as temperaturas melhoraram em boa parte do país. Em Chicago, os termômetros chegaram a -3ºC,e em Minneapolis, a -5ºC (mais cedo, ambas as cidades passaram de -20ºC).

Abrigos para pessoas sem-teto ficaram lotados em Nova York e várias organizações não governamentais fizeram vigílias para resgatar pessoas que estivessem na rua.

No Kentucky, segundo a agência Associated Press, o frio intenso fez Robert Vick, 42, que fugira da prisão no domingo, entregar-se à polícia do condado de Lexington.

MUDANÇA CLIMÁTICA

A onda de frio intenso provocou debates entre conservadores do país, que negam as mudanças climáticas.

Um senador de Oklahoma perguntou ontem no plenário "onde está o tal aquecimento global?", mesma indagação de apresentadores da rede de notícias Fox News.

A temperatura deve voltar a subir na quinta na maior parte do país. Em nova demonstração da brusca volatilidade do clima, a meteorologia prevê para Washington um dia de outono no domingo, com máxima de 15ºC e sol.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página