Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Afeganistão

País anuncia libertação de 72 presos considerados perigosos pelos EUA

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - A Presidência afegã anunciou ontem que libertará 72 homens detidos na prisão de Bagram, apesar dos protestos dos EUA, que consideram que eles são uma ameaça à segurança.

A decisão foi tomada depois que as autoridades afegãs examinaram os processos de 88 detidos e concluíram que só há evidências suficientes para acusar 16 deles.

Isso deve complicar ainda mais as relações entre o Afeganistão e os EUA, que já estão abaladas desde que o presidente afegão, Hamid Karzai, se recusou a assinar um acordo para definir a presença americana no país após 2014.

Karzai sugere que qualquer acordo com os EUA pode esperar até as eleições presidenciais, em abril. Já os americanos alegam que precisam de tempo para preparar uma missão no país após 2014.

"Não podemos permitir que cidadãos afegãos inocentes sejam mantidos em detenção por meses e anos sem julgamento por motivo algum", disse o porta-voz de Karzai, Aimal Faizi, à agência Reuters.

Os Estados Unidos, no entanto, afirmam que os detidos se envolveram em ataques às tropas americanas e aliadas no Afeganistão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página