Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Maduro anuncia troca de sete ministros

Educação e Trabalho estão entre pastas afetadas; reforma vem após comoção na Venezuela por assassinato de ex-miss

Repercussão do crime faz presidente convocar reunião para estudar plano de emergência; suspeitos vão à Justiça

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou ontem mudanças na chefia de sete dos dez ministérios de seu governo. Entre as pastas afetadas estão a de Educação, Indústria e Trabalho.

Jesús Martínez será o novo ministro do Trabalho.

Ricardo Menéndez foi designado para a chefia da Educação Universitária. Héctor Rodríguez, por sua vez, irá liderar o ministério da Educação, e Willmer Barrientos o da Indústria.

Victor Clark, até então sub-secretário da Assembleia Nacional, será o novo ministro da Juventude.

Antonio "El Potro" Álvarez chefiará a pasta de Esporte, e Hugo Cabezas, a Secretaria da Presidência.

Manterão seus cargos somente os ministros Miguel Rodríguez Torres (Relações Domésticas, Justiça e Paz), Delcy Rodríguez (Comunicação) e Andreína Tarazona (da Mulher).

Algumas horas antes, Maduro já havia dito pelo Twitter que todos os ministros de seu governo tinham colocado seus cargos à disposição para uma reforma de gabinete. "Agradeço pelo esforço e lealdade que demonstraram nestes tempos de Revolução", disse.

Eleito por uma estreita vantagem de votos --1,5%-- em abril de 2013, Maduro teve o primeiro mandato marcado pelo aumento da inflação, que chega a 56% ao ano, pela disparada do dólar no câmbio paralelo e por problemas de abastecimento.

VIOLÊNCIA

Após a forte repercussão do assassinato da ex-miss Venezuela Mónica Spear, 29, e de seu ex-marido, Thomas Berry, 39, Maduro convocou anteontem uma reunião com mais de cem prefeitos e governadores para estudar um plano de emergência contra o crime.

Lá, ele se encontrou com o opositor Henrique Capriles, que é governador do Estado de Miranda, cumprimentando-o com um aperto de mão.

Sete suspeitos do crime foram levados à Justiça ontem, em Carabobo, para uma audiência sobre a morte de Spear e Berry.

Os suspeitos --quatro homens, uma mulher e dois adolescentes-- foram detidos anteontem e estavam com pertences das vítimas.

A polícia ainda busca outros quatro envolvidos, disse ontem o ministro da Justiça, Miguel Rodríguez. Segundo ele, entre os sete detidos, quatro participaram ativamente do assalto.

Na noite de segunda, o carro de Spear e Berry, que viajava na estrada que liga Puerto Cabello a Valencia, caiu em uma emboscada após um objeto ser colocado na pista e teve que parar no acostamento.

Segundo a reconstituição do crime, quando os criminosos se aproximaram, o casal tentou se trancar no veículo e foi morto a tiros.

Maya, filha de cinco anos dos dois, ficou ferida com um tiro na perna. Segundo o "El Universal", ela ainda não sabe que os pais estão mortos.

A polícia acredita que a motivação dos criminosos no momento era apenas roubar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página