Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

México aciona Exército para lutar contra milícias de civis

Movimentos de combate a cartel dominam cidades em Michoacán

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos duas pessoas morreram ontem após o governo mexicano dar início a uma ofensiva militar para retomar o controle de cidades que estão em poder de milícias, no Estado de Michoacán.

Os milicianos combatem, desde 2013, um cartel chamado de Cavaleiros Templários. Eles alegam que se armaram devido à inação do governo no combate ao narcotráfico.

O Ministério do Interior mexicano disse que, caso os civis não deixem as armas, a lei será cumprida "de maneira rigorosa e indiscriminada".

Na madrugada de segunda para terça, duas pessoas morreram após confrontos entre soldados e milicianos na cidade de Cuatro Caminos, em condições ainda não totalmente esclarecidas.

Os milicianos dizem que soldados atiraram contra civis desarmados quando homens tentaram bloquear o avanço de uma caravana militar. Outras fontes locais afirmam que as mortes aconteceram após soldados tentarem desarmar quatro milicianos que faziam guarda.

Ontem, o jornal mexicano "El Universal" informava que soldados do Exército haviam chegado à cidade de Apatzingan, que possui 120 mil habitantes e é considerada reduto dos Templários.

Na região, há boatos de que outros carteis estariam infiltrados nas milícias, porém os milicianos negam.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página