Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Ucrânia derruba legislação antiprotesto, e premiê cai

Oposição vê vitória parcial; atos continuam pedindo saída do presidente

Leis proibiam bloqueio de prédios estatais e até uso de máscaras; Putin diz que Kiev não precisa de mediação na crise

DIOGO BERCITO ENVIADO ESPECIAL A KIEV

Pressionado pela onda de protestos que já dura dois meses, o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, fez ontem suas maiores concessões até agora. A pedido dele, o Parlamento votou ontem pela manhã, em reunião extraordinária, a anulação de nove das doze leis repressivas que, neste mês, haviam levado a confrontos na capital, Kiev. Junto com isso, Yanukovich teve de aceitar o pedido de renúncia do premiê, Mykola Azarov, um fiel aliado.

Entre os textos anulados por 361 dos 412 deputados presentes está aquele que determinava a prisão, por até 15 anos, dos participantes de manifestações pacíficas.

A legislação proibia, ainda, a instalação de barracas em espaços públicos, o bloqueio de prédios estatais, a organização de carreatas e o uso de máscaras nos atos.

Todas essas normas têm sido violadas diariamente no país, já que a praça da Independência, no centro de Kiev, está tomada por barricadas e protestos há meses.

Segundo a Constituição, a saída do primeiro-ministro significa a dissolução de todo o gabinete.

Anteriormente, o presidente Yanukovich havia oferecido o cargo de primeiro-ministro ao líder opositor Arseni Yatseniuk, como maneira de apaziguar protestos. Yatseniuk recusou a oferta.

RESISTÊNCIA

Na praça da Independência, manifestantes vêm afirmando que só deixarão de protestar após a renúncia do próprio Yanukovich.

O político e ex-boxeador Vitali Klitschko, um dos líderes da oposição ucraniana, afirmou que a saída de Azarov "não é a vitória, mas só um passo rumo à vitória".

A crise civil foi iniciada na Ucrânia no último mês de novembro, após Yanukovich desistir de um aguardado processo de aproximação com a União Europeia.

Ele optou, no lugar disso, por reforçar os laços com a Rússia, sob pressão do presidente Vladimir Putin.

Em contrapartida, a Rússia ofereceu um auxílio de US$ 15 bilhões e diminuiu o preço do gás natural vendido a Kiev. Ontem, Putin disse que a Ucrânia "não precisa de intermediários" e que Moscou "quer ter a certeza de que recuperará seu dinheiro".

Os protesto pacíficos em torno da praça da Independência tornaram-se ainda mais problemáticos em janeiro, quando foram aprovadas as medidas entendidas como antidemocráticas.

No dia 22, no primeiro confronto com vítimas, ao menos três foram mortos. Desde então, a região oeste do país --menos influenciada pela Rússia-- tem visto manifestações e a tomada à força de construções públicas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página