Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Seguir exemplo suíço pode ser um risco para o Reino Unido

IAN TRAYNOR DO "GUARDIAN"

Os eleitores suíços querem menos europeus chegando para viver e trabalhar em seu país. Mas o timing e o resultado do plebiscito de domingo significam que, ao menos desta vez, a voz da democracia direta suíça vai ecoar muito além dos picos alpinos.

Ela será ouvida com clareza especial no Reino Unido, onde o premiê David Cameron vem propondo medidas semelhantes: um teto à entrada de migrantes da UE e a diluição de um dos pilares do bloco, o livre movimento de mão de obra.

A UE tentará resolver o dilema suíço, sabendo que quaisquer concessões sobre liberdade de circulação podem incentivar Londres a tentar fazer o bloco dobrar-se à sua vontade.

Há poucos indícios de que a migração de cidadãos do bloco para o Reino Unido nos últimos dez anos tenha tido outro efeito senão o de puxar um pouco para cima o desempenho econômico e ajudar no equilíbrio fiscal.

Ontem, análises econômicas suíças chegaram à mesma conclusão, alertando para o risco de queda de crescimento e menos investimentos externos.

A mensagem principal da UE para a Suíça é a de que reverter a liberdade de movimento implica reescrever todo o relacionamento legal das duas partes, e isso não beneficiará a Suíça. O precedente não é animador para os conservadores britânicos, comprometidos com o livre comércio e o mercado único.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página