Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Escritor cubano Leonardo Padura estreia coluna quinzenal

Morador da ilha, ele foi vencedor de diversos prêmios literários; seu livro mais recente foi lançado no Brasil no ano passado

DE SÃO PAULO

O jornalista e escritor cubano Leonardo Padura, 58, passa a escrever, a partir de hoje e a cada duas semanas, em "Mundo".

Formado em filologia em 1980 pela Universidade de Havana, trabalhou para várias publicações do país, como a revista cultural "El Caimán Barbudo" e o jornal "Juventud Rebelde".

É autor de novelas, livros de contos e de ensaios. Suas obras já foram traduzidas para mais de 20 idiomas.

Morador de Cuba, ele pretende escrever sobre as transformações políticas e econômicas em curso na ilha, além de retratar em crônicas uma sociedade em mudanças desde a chegada de Raúl Castro ao poder, em 2008.

Padura recebeu o Prêmio Nacional de Jornalismo Cultural de 2005 e, em 2012, o Prêmio Nacional de Literatura, o mais importante do país comunista.

Seu livro de maior reconhecimento internacional, "O Homem que Amava os Cachorros", foi publicado em 2013 no Brasil pela editora Boitempo.

A obra sintetiza a história da utopia comunista no século 20 por meio do assassinato de Leon Tróstki, um dos líderes da Revolução Russa.

Padura se alternará aos sábados com o escritor e diplomata Alexandre Vidal Porto.

Já o diplomata Marcos Caramuru de Paiva passa a escrever às segundas-feiras, no lugar do ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, que deixa o time de colunistas fixos e continua colaborando com a Folha com artigos eventuais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página