Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Parlamento pede que Haia julgue ex-presidente

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Parlamento ucraniano pediu ontem ao Tribunal Internacional de Haia que o ex-presidente Viktor Yanukovich e outros membros do antigo governo sejam julgados por crimes contra a humanidade.

O paradeiro de Yanukovich continua desconhecido desde que ele deixou Kiev após a sua destituição, no último sábado.

Ele é procurado para responder pela morte de pelo menos 82 pessoas durante os confrontos de manifestantes com a polícia na capital ucraniana, na semana passada.

O presidente interino, Oleksander Turchinov, adiou para amanhã a formação de um governo de transição, que estava prevista para ontem. Não foram revelados os motivos da decisão, mas o pedido por mais tempo reflete as divisões dentro do arco da oposição.

As eleições presidenciais devem acontecer em 25 de maio. O ex-boxeador Vitali Klitschko anunciou ontem que concorrerá no pleito. Também será candidato Mykhailo Dobkin, governador pró-russo da região de Kharkiv.

A ex-premiê Yulia Timoshenko ainda não fez nenhum pronunciamento sobre o assunto, embora seja um nome em potencial.

Os candidatos podem se inscrever até 30 de março.

INVESTIGAÇÃO

Um grupo de jornalistas ucranianos criou a página YanukovychLeaks.org para divulgar documentos encontrados em uma mansão do ex-líder, depois que manifestantes tomaram o controle do local.

Segundo o site, 200 pastas com milhares de papéis foram achadas dentro de um lago da residência de Mezhigorie --uma tentativa de destruir os arquivos.

O objetivo do YanukovychLeaks.org é recuperar e publicar todos os documentos encontrados. Os ativistas dizem haver dossiês sobre jornalistas e ativistas considerados perigosos pelo governo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página