Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Papa Francisco diz ser 'normal' e se incomodar com status de celebridade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O papa Francisco acha "ofensivo" o crescente entusiasmo em torno de sua figura, segundo uma entrevista publicada ontem pelo jornal italiano "Corriere della Sera".

Francisco disse ao jornal que não aprecia a idolatria que o retrata como um "superpapa" (como um grafiteiro recentemente o pintou).

"Não gosto de interpretações ideológicas, esse tipo de mitologia do papa Francisco", disse ao "Corriere".

"O papa é um homem que ri, chora, dorme calmamente e tem amigos como todo mundo. Uma pessoa normal."

Tão normal que, durante uma missa no último domingo, ele se confundiu e trocou as palavras "caso" e "cazzo" --que, em italiano, é um palavrão sinônimo de órgão sexual masculino. Francisco, porém, se corrigiu depressa.

Ontem, foi lançada pelo grupo Mondadori, de Silvio Berlusconi, o título "Meu Papa", uma revista de fofocas semanal dedicada inteiramente a Francisco.

Perguntado sobre os escândalos de pedofilia, o papa disse que "ninguém tem feito mais contra a pedofilia do que a Igreja". Ele lamentou que, na sua visão, a igreja seja também "a única atacada".

CASAMENTO GAY

Na mesma entrevista, o pontífice falou sobre casais que moram juntos sem união religiosa, dizendo que "diversas situações de coabitação são motivadas pela necessidade de regular aspectos econômicos entre pessoas como, por exemplo, para garantir cuidado médico".

Embora ele tenha dito antes que "o casamento é entre um homem e uma mulher", alguns veículos interpretaram como uma menção indireta ao casamento gay, o que o Vaticano negou.

"O papa não escolheu entrar no delicado tema de uniões civis gays", disse Thomas Rosica, do departamento de imprensa da Santa Sé.

Francisco completa um ano de papado na próxima quinta-feira (13). Para a ocasião, o Vaticano lançou moedas e selos. Um DVD mostrará cenas de bastidores do momento em que foi nomeado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página