Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cossacos substituem soldados sem identificação na Crimeia

DO ENVIADO À CRIMEIA (UCRÂNIA)

Na manhã de ontem, dois ônibus estacionaram em frente ao aeroporto de Simferopol, capital da Crimeia, na Ucrânia. Dezenas de homens com roupas camufladas desceram e enfileiraram-se. A maioria estava com vestimenta de cossacos, um alusão aos soldados do Império Russo.

Dali, desarmados, se dividiram: parte foi para o prédio do premiê, e o restante dirigiu-se ao Parlamento, onde estava em votação proposta de anexação da Crimeia à Rússia.

O resgate da imagem dos cossacos é uma estratégia política adotada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, para fortalecer o discurso de "unidade russa".

É uma forma também de o governo provisório da Crimeia tentar montar uma força paralela às oficiais da Ucrânia, que, até agora, se mantêm distantes da crise militar na península.

Novos cossacos devem ser recrutados nos próximos dias na Crimeia. Muitos são civis, moradores locais defensores das fronteiras russas.

Coincidência ou não, se recolheram os supostos soldados russos, armados com fuzis, encapuzados e sem identificação, que circulavam pela região nos últimos dias. (LC)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página