Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Polícia turca espionou 500 mil em 2012 e 2013

Grampos telefônicos prejudicam governo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia turca realizou escutas telefônicas de mais de 500 mil pessoas nos últimos anos, com mais de um milhão de conversas grampeadas, de acordo com dados oficiais divulgados ontem pela agência Anadolu.

O número absoluto de escutas autorizadas pela Direção Geral de Segurança durante os anos 2012 e 2013 supera o milhão, o que inclui repetições e extensões, esclarece a agência.

O vice-primeiro-ministro turco, Bülent Arinç, qualificou as escutas a centenas de milhares de pessoas como um "crime infame", informou a Anadolu.

Erdogan tem negado a autenticidade de algumas gravações, como a que supostamente pede ao filho que se desfaça de grande quantidade de dinheiro sujo, mas admitiu a veracidade de outras, nas quais tenta controlar os meios de comunicação ou pede que investigações sejam acompanhadas de perto.

O escândalo das gravações adicionou tensão à campanha eleitoral para as eleições municipais do próximo dia 30 de março. Por conta dos vazamentos, o partido de Erdogan, o AKP, já não vislumbra repetir os 50% de votos obtidos em 2011.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página