Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Com poluição em alta, Paris libera cobrança pelo transporte público

Níveis de material tóxico no ar da capital francesa chegam a maior nível em sete anos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Devido aos altos níveis de poluição do ar, o governo da França decidiu não cobrar pelo uso do transporte público em Paris e outras duas cidades de ontem até domingo.

A decisão acontece após a maior parte do país chegar ao alerta laranja, segundo mais alto de poluição do ar na escala da Agência Europeia do Ambiente, o que não acontecia desde 2007. A capital francesa chegou anteontem ao alerta vermelho.

Além de Paris, a gratuidade vale nas cidades de Caen e Rouen. Também foram liberados de pagamento os aluguéis de bicicletas e carros elétricos e reduzidas as velocidades máximas em estradas e vias expressas.

A Associação de Vigilância da Qualidade do Ar de Paris informou que chegou a 95 microgramas o índice de partículas finas PM10. O material é gerado pela queima de combustíveis fósseis.

Os números são maiores que os 80 microgramas considerados saudáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além desse limite, a população pode ter tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, no nariz e na garganta.

O índice registrado em Paris é maior que o dobro dos 42 microgramas registrados ontem em São Paulo, mas menos que os 162 de Pequim, uma das cidades mais poluídas do mundo.

Para os meteorologistas, os dias mais quentes que o normal para o inverno seguidos de noites frias pioraram a poluição.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página