Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crimeia estatiza empresas e adota moeda russa

DO ENVIADO ESPECIAL À CRIMEIA

Enquanto a Rússia e o Ocidente duelam, o governo da Crimeia acelera o passo para se anexar ao território dirigido por Vladimir Putin.

Minutos após anunciar o resultado oficial do referendo, o Parlamento local anunciou a nacionalização de estatais ucranianas, a adoção da moeda russa e a saída dos militares leais a Kiev que moram na região.

A nacionalização inclui os campos de gás na Crimeia, que passam para o controle local. Isso abre caminho para que a Rússia explore gás na região do mar Negro e tira da Ucrânia uma das poucas fontes do combustível.

A outra mudança econômica, a troca da moeda, entra em vigor na semana que vem. A hrivna, a moeda ucraniana, circulará com o rublo até 2016, quando a moeda russa será a única na Crimeia.

O Legislativo local também determinou que os militares e servidores do governo de Kiev deverão escolher entre aderir ao governo local ou se retirar da região.

O presidente do Parlamento local, Vladimir Konstantinov, disse que ninguém será punido por ser ucraniano e garantiu que eles não perderão seu patrimônio privado. "Crimeia é parte da Rússia, não é inimiga da Ucrânia", afirmou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página