Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Especialistas descartam 'nova Guerra Fria'

LEANDRO COLON DE LONDRES

Acadêmicos ouvidos pela Folha descartam que o atrito entre EUA e Rússia se converta numa "nova Guerra Fria" e acham pouco provável que Vladimir Putin vá além da anexação da Crimeia.

Para a professora Gulnaz Sharafutdinova, do Instituto sobre Rússia do King's College de Londres, Putin pode ser considerado politicamente vencedor a curto prazo, mas, numa perspectiva mais longa, a Ucrânia leva vantagem.

"Vejo a Ucrânia como vencedora a longo prazo porque ficará mais clara e forte sua relação política e financeira com o Ocidente", diz ela, que vive em Londres, mas nasceu na República do Tartaristão, membro da Federação Russa.

"O Ocidente aceitou que a Crimeia é parte da Rússia: vemos isso pelas sanções leves impostas como resposta ao referendo. É algo como OK, essa é nossa resposta, mas será mais forte se vocês forem adiante'. E Putin respondeu que não quer desmembrar a Ucrânia. Não temos opção a não ser acreditar", ressalta.

"Tudo vai depender também da estabilização da situação no leste da Ucrânia, de como Kiev reagirá à população russa", acrescenta.

Para Sharafutdinova, vai demorar para as relações entre Moscou e o Ocidente --principalmente entre Putin e o presidente americano, Barack Obama-- serem restabelecidas. "Não vejo para breve um retorno das relações comerciais entre Rússia e o Ocidente ao que eram antes, assim como não creio que Putin vá se mostrar mais agressivo em relação à Ucrânia".

Para ela, não é o caso ainda de falar em Guerra Fria: "Essa crise é resultado de assuntos que não foram resolvidos após o fim da União Soviética. A União Europeia cresceu, mas não mudou as fronteiras. Na verdade, essa unificação europeia nunca ocorreu. O que vejo é uma reação do lado russo a isso".

A mesma análise faz a professora britânica Natasha Kuhrt, especialista acadêmica em política internacional e guerra. "Nem o Ocidente nem Putin querem a volta da Guerra Fria. E Obama não tinha opções: precisava dar uma resposta, e era o máximo que ele podia fazer", diz.

Para ela, Putin também se aproveitou de um contexto interno favorável na Rússia. "Com um discurso nacionalista e a popularidade em alta, ele se sentiu legitimado a agir. Mas não creio que vá avançar. A Crimeia é mais fácil; seguir adiante, não", diz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página