Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Socialista será a primeira prefeita de Paris

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Apesar da ampla derrota sofrida no domingo pela esquerda no segundo turno das eleições francesas e da consolidação da extrema direita do partido FN (Frente Nacional) como força política em ascensão, o PS (Partido Socialista) pôde comemorar a vitória em Paris.

Filha de imigrantes espanhóis, feminista e discreta burocrata do PS, Anne Hidalgo, 54, será a primeira mulher a comandar a capital francesa, substituindo o também socialista Bertrand Delanoë.

Hidalgo teve 53,3% dos votos, desbancando a candidata do partido de direita UMP (União por um Movimento Popular), Nathalie Kosciusko-Morizet, que obteve 44,1%.

"Ela salvou a honra da esquerda", disse Delanoë, no cargo desde 2001, e de quem Hidalgo era braço direito.

Nascida em 1959 em San Fernando, na região espanhola da Andaluzia, sob a ditadura de Francisco Franco, e naturalizada francesa aos 14 anos, Hidalgo morou em Lyon antes de mudar-se, em 1984, para Paris.

Formada em direito social, ela entrou para o PS em 1994, incentivada pelo então candidato socialista à Presidência, Lionel Jospin.

Na campanha eleitoral, Hidalgo atraiu críticas por sua origem e chegou a ser chamada de "zeladora" --uma referência preconceituosa aos espanhóis que ocupavam, em meados do século 20, os cargos de zelador de prédios na capital francesa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página