Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Presidenciáveis afegãos elogiam eleição, mas apontam fraudes

Carro que transportava cédulas de votação sofreu atentado ontem

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os candidatos favoritos à Presidência afegã apontaram irregularidades e fraudes nas eleições realizadas na véspera no país, embora tenham saudado o comparecimento em massa às urnas, a despeito de ameaças de atentados dos extremistas do Taleban.

"Foi um grande dia para a democracia no Afeganistão", declarou ontem a jornalistas Zalmai Rassoul, um dos favoritos da disputa, em Cabul.

"[Mas] evidentemente ocorreram problemas em alguns locais", acrescentou Rassoul, ex-chanceler e candidato apoiado pelo presidente, Hamid Karzai. Ele não mencionou detalhes sobre os problemas levantados.

Ashraf Ghani, ex-ministro das Finanças, enumerou problemas similares. "Recebemos informações de fraudes graves em vários lugares", escreveu Ghani no Twitter.

Embora não tenha havido muitos incidentes durante a votação, ao menos 20 pessoas foram mortas anteontem.

Ontem, uma bomba na beira da estrada matou três pessoas ao acertar um carro que levava funcionários da eleição e cédulas no distrito de Khanabad, ao norte da província de Kunduz.

Acredita-se que o Taleban tenha a intenção de provocar mais atentados que atrapalhem a contagem dos votos.

Os resultados do primeiro turno serão divulgados no dia 24 de abril, e um eventual segundo turno está previsto para o dia 28 de maio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página