Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Times de futebol levam a campo a divisão do país

ELIANO JORGE DE SÃO PAULO

A divisão da Ucrânia estará reproduzida hoje, às 14h (horário de Brasília), no principal clássico do futebol local.

A partida será na capital, Kiev. Os principais clubes ucranianos, Dínamo de Kiev e Shakhtar Donetsk, representam as recentes cisões políticas e geográficas que resultaram em manifestações, violência, deposição do presidente Viktor Yanukovich em fevereiro e mais de 80 mortes no país.

A sede do Dínamo é na região que apoia majoritariamente a aproximação com a União Europeia e rejeita maiores vínculos com a vizinha Rússia.

Já o Shakhtar é do leste, onde predominam o idioma russo, as manifestações pró-Moscou e o apoio a Yanukovich, que foi governador na sua província.

O dono do clube, Rinat Ahkmetov, homem mais rico do país, era amigo do ex-presidente e acusado de financiá-lo em troca de benefícios econômicos.

Os dois times só não ganharam um dentre os 22 campeonatos disputados após o fim da União Soviética --o primeiro, em 1992. O Dínamo possui 13 títulos, mas o Shakhtar ganhou os últimos quatro torneios nacionais.

"É uma rivalidade bem forte. Querendo ou não, [o jogo] envolverá política. Sem dúvida, vai apimentar mais o clássico", afirmou o lateral direito Danilo Silva, do Dínamo.

"Kiev foi o único lugar onde apedrejaram o ônibus do Shakhtar. Às vezes tem briga entre as torcidas [organizadas]", disse o assistente técnico Antônio Carlos Zago, que relatou chegada tranquila da delegação de Donetsk ontem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página