Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cresce confiança dos latinos na Igreja Católica

Após chegada do papa Francisco, índice sobe 9 pontos; religião ainda é majoritária

DE SÃO PAULO

A porcentagem da população latino-americana que confia na Igreja Católica subiu de 69% a 78% de 2011 a 2013, segundo pesquisa do Latinobarometro, ONG sediada no Chile, divulgada ontem.

Enquanto as reformas e as promessas de combate à pedofilia feitas pelo papa Francisco, que assumiu a Igreja em março do ano passado, parecem ter tido efeito entre os fiéis, o número de católicos continua caindo na região.

Em 1995, os católicos eram 80% na América Latina, e em 2013, o número caiu para 67%.

Para o instituto, no entanto, a queda é "muito menor do que a agenda informativa dá a entender", com 12 dos 18 países analisados ainda com mais de 60% de católicos.

"Não vemos um impacto no número de católicos devido à chegada do papa Francisco", disse a ONG, acrescentando que é cedo para dimensionar as consequências do novo papado.

Os latinos que abandonam o catolicismo costumam migrar para outras religiões.

"O crescimento econômico não produz um impacto direto de secularização como em outras regiões do mundo", aponta o estudo. Os únicos países em vias de secularização são Uruguai e Chile.

No Brasil, entre 1995 e 2013, os católicos caíram de 78% para 63%. Os evangélicos foram de 8% a 21%, e os ateus ou agnósticos passaram de 6% para 11%. O país ocupa o sexto lugar entre os com "alta diminuição de católicos e aumento de evangélicos".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página